O PERFIL COMPLACENTE

O tipo complacente é simetricamente oposto ao tipo influente (o mais falador de todos).

A primeira característica que se destaca é a introversão. Esse perfil é extremamente fechado e focado na tarefa.

Caracteriza-se, também, pela intelectualidade, pelo planejamento. Tudo o que ela faz, segue uma metodologia cuidadosamente pensada.

O ponto forte do indivíduo complacente é a organização. Ele é extremamente metódico e gosta de tudo ao seu redor limpo e organizado.

O ponto fraco é que o complacente não é muito bom em lidar com pessoas. Isso se deve a sua introversão e também ao fato de ter dificuldade de conviver com pessoas desorganizadas.

A atitude básica de um funcionário com esse perfil é estar sempre de cabeça baixa, focado no que está fazendo. Dificilmente ele faz contato visual ou “puxa conversa” com outra pessoa.

Para ele, a tarefa é tudo o que importa e o resto é perda de tempo.

Apesar de focarem nas tarefas, não são tão bons assim em executá-las. Isso porque lhes falta iniciativa: eles estudam tanto, planejam tanto, que acabam demorando muito em começá-las.

Nas empresas são excelentes funcionários em serviços burocráticos, em contabilidade e em finanças, mas, se colocados em funções que tenham que ter contato com o público, o trabalho se lhes torna um pesadelo.

Vale salientar que nenhum perfil é melhor ou pior do que o outro. Na verdade eles se complementam, como os instrumentos de uma orquestra.

Se você se identifica com um desses perfis, procure aprender com as pessoas dos demais perfis, se estas lhe causam incômodo e lhe despertam julgamentos e críticas, significa que você tem muito o que aprender com elas.

Deixe um comentário